Sunday, December 06, 2015

Ditreito e Arte. Escola Judicial. Tribunal Regional do Trabalho 13ª Região - Paraíba (Brasil)




“Direito e Arte” encerram atividades de 2015 da Escola Judicial
Inscrições podem ser feitas até o dia 8 de dezembro
Para o encerramento do ano letivo, a Escola Judicial promove no próximo dia 11 de dezembro, das 9h30 às 12h30, no auditório do Tribunal Pleno na sede do TRT, a palestra “Direito e Arte”.
O curso será direcionado para convidados, magistrados e servidores do TRT 13ª Região, que devem efetuar sua inscrição através do site http://www.trt13.jus.br/ejudcursos, até o dia 8 de dezembro.
 
Raízes culturais do direito
Na ocasião serão discutidos os aspectos metodológicos que envolvem a produção e a compreensão contemporâneas do fenômeno jurídico, partindo-se de uma crítica ao positivismo e à textualidade, da reafirmação das raízes culturais do direito e do restabelecimento dos laços entre o direito e alguns saberes não dogmáticos visuais. Pretende-se também oferecer algumas pistas para o diálogo entre o Direito e as artes visuais, a música e a arquitetura, assim como apontar os novos modos de produção e conhecimento não textuais do direito a partir das Humanidades
O ministrante Marcílio Toscano Franca Filho é procurador do Tribunal de Contas do Estado, professor adjunto do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB e tem pós-doutorado em Direito pelo Instituto Universitário Europeu. Além disso, ainda atua como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas e de Gestão de Organizações Aprendentes da UFPB.
O curso está inserido no Programa Nacional de Formação Continuada de Juízes do Trabalho, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT).
 
Conteúdo Programático:
I - Introdução: Conteúdos, justificativas, métodos e bibliografias;
II - Direito e Música: Interpretação, performance e improvisação muito além da partitura;
III - Direito, Literatura e Narração: Os diálogos possíveis;
IV - Direito e Design da Informação: As formas da juridicidade;
V - Direito e Artes Plásticas: Um Direito curvo;
VI - Para além da visualidade: um Direito Multissensorial - Novas manifestações do direito em um mundo multimídia: cores, sabores e odores da juridicidade.

No comments: