Monday, September 07, 2015

Docencia en Direito e Literatura 2015/2016. Grupo de Estudos em Direito e Literatura da UFSC (Brasil). Seminarios sobre "Direito e Distopia"



Nesta terça-feira, 8 de setembro, às 17 horas, na sala 205 do CCJ/UFSC, o Grupo de Estudos em Direito e Literatura da UFSC - Literato - retomará suas atividades, neste semestre com o Módulo "Direito e Distopia".

Em reuniões quinzenais, o Grupo discutirá os livros "A Revolução dos Bichos", "Admirável Mundo Novo" e "Fahrenheit 451".
 
 

O Grupo de Estudos em Direito e Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina - Literato UFSC - tem a honra de anunciar o retorno de suas atividades e convidar toda a comunidade acadêmica para participar do Módulo de Reinauguração - 2015.2 - que terá como temática "Direito e Distopia: Uma abordagem crítica da literatura distópica clássica".

O Literato é um projeto que visa proporcionar a abordagem de questões jurídicas por meio da leitura de obras literárias clássicas e contemporâneas proeminentes. Ele foi criado no ano de 2007 e tem como Coordenador Científico o Prof. Dr. Luis Carlos Cancellier de Olivo, atual Diretor do Centro de Ciências Jurídicas; lattes.cnpq.br/0629323465622136.

No Módulo "Direito e Distopia", serão analisadas e discutidas três obras:
A Revolução dos Bichos (Animal Farm: A Fairy Story), de George Orwell (1945);
Admirável Mundo Novo (Brave New World), de Aldous Huxley (1932);
 Fahrenheit 451, de Ray Bradbury (1953).

Os encontros ocorrerão quinzenalmente, às terças-feiras, às 17 horas, na Sala 205 do CCJ/UFSC, com início no dia 08 de Setembro.

Neste primeiro encontro, para o qual não se exige leitura prévia, haverá a apresentação do grupo, das premissas metodológicas, e serão feitas considerações iniciais acerca da relação entre Direito e Literatura, seus diálogos e intersecções.

Todas as obras selecionadas estão disponíveis para acesso gratuito nos formatos digitais PDF, ePub (iBooks) e Mobi (Kindle) em https://goo.gl/WruS7E. Neste mesmo link é possível acessar o Cronograma das reuniões.

A obra "A Revolução dos Bichos", que será tema da 2ª reunião (22/09), já está disponível também em versão física na pasta "Direito e Literatura" no Xerox do CSE/UFSC.

Neste módulo, o Grupo terá como Monitor, presente em todos os encontros, o Doutorando José Alexandre Ricciardi Sbizera, do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGD/UFSC, que é Mestre em Direito na área de concentração de Teoria, Filosofia e História do Direito também pela UFSC.

Ao final, será concedido certificado de 14 horas-aula.


 

No comments: