Wednesday, November 06, 2013

Conferência Internacional. Direito e literatura na virada do milênio. Instituto Goethe de Porto Alegre

Advogados-escritores que transformaram, trabalharam e tematizaram problemáticas jurídicas no campo ficcional existem há séculos na história cultural. Nas obras de Goethe, Heinrich von Kleist ou Franz Kafka é possível identificar casos jurídicos espetaculares, biografias criminais, caracterizações psicológicas e questionamentos jurídico-filosóficos. Tais temáticas eram tão atuais no século XVIII, por exemplo, em Assassino pela Honra Perdida de F. Schiller, como são no século XX e XXI, as famosas histórias de crime de Friedrich Dürrenmatt ou os romances de Bernhard Schlink e Ferdinand von Schirach.

Pesquisadores de diferentes áreas investigam há muito tempo as várias ligações entre literatura e direito. O movimento Law and Literature, que teve início nos Estados Unidos, promoveu diversas áreas de pesquisa de diferentes temáticas e abordagens em outros países. Assim, por um lado, há trabalhos que abordam casos jurídicos na literatura (Direito na Literatura), como por exemplo, biografias criminais, atuações de advogados ou juízes e questões filosóficas do direito; por outro, existem pesquisas que tratam a forma jurídica comunicativa como forma literária (Direito como Literatura).

As questões a serem abordadas na conferência se referem tanto à temática de configuração de casos jurídicos em determinadas obras artísticas quanto a perguntas teóricas, como o potencial da Literatura como campo experimental ou de projeção de outros mundos possíveis. Questionamentos sobre a forma narrativa também farão parte da conferencia, entre os quais a diferença entre narrativas distintas no Direito e na Literatura, o status ficcional destes textos ou a questão de uma estética específica. Em relação à pergunta sobre Direito como Literatura serão discutidas estruturas narrativas de histórias de tribunal, seu lugar histórico e seu suposto ou verdadeiro caráter factual.

Pretende-se tratar tais questões num campo interdisciplinar entre Direito, Literatura, Filosofia e áreas afins. O diálogo entre pesquisadores de diversas áreas científicas é central, já que a discussão de problemáticas atuais é impulsionada por trocas interdisciplinares e internacionais. Organizada pelo DAAD e a UFRGS em cooperação com a Feira do Livro de Porto Alegre, a conferência ocorre nos dias 7 e 8 de novembro no auditório do Goethe-Institut em Porto Alegre. O evento faz parte de programação científica da Temporada “Alemanha+Brasil 2013-2014” e conta com o apoio do Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP).

Local do evento:

Instituto Goethe, Rua 24 de Outubro, 112, Porto Alegre

Contato:

Sonja Arnold (DAAD/UFRGS)
Michael Korfmann (UFRGS)
daad_porto_alegre@daad.org.br
www.daad.de/rio

No comments: