Sunday, October 13, 2013

Luigi Ferrajoli en Brasilia. Conferencia en el Instituto Brasiliense de Direito Público, 15 de octubre 2013


O Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) recebe, em 15 de outubro, o jurista italiano Luigi Ferrajoli, fundador da Teoria do Garantismo Penal, para realização da conferência "Constituições de Terceira Geração e Tutela dos Direitos Fundamentais". O pensamento e obra do professor são o foco dos estudos, em 2013, do Grupo de Pesquisas em Sistema Penal e Garantias Fundamentais.
De tradição liberal e iluminista, Ferrajoli publicou, em 1989, “Direito e Razão: Teoria do Garantismo Penal”, que recebeu ampla repercussão mundial e apontou seu autor como uma das grandes influências do Direito contemporâneo. No clássico livro, o jurisfilósofo evoca o respeito aos direitos fundamentais como um alicerce do Estado Constitucional de Direito.
A famosa teoria do professor da Universidade de Roma III, que vai além da esfera do Direito Penal, inspirou e inspira as ementas de cursos, dissertações, teses e trabalhos em faculdades e centros de pesquisa. Ele conceitua o garantismo não só como uma teoria do Direito, mas também como modelo normativo e filosofia política.
A conferência "Constituições de Terceira Geração e Tutela dos Direitos Fundamentais" com o doutor Luigi Ferrajoli será realizada em 15 de outubro, às 19h30, no auditório do IDP. O evento será aberto ao público, com limitação de 300 vagas para dentro do auditório, definidas por ordem de chegada. Os demais poderão acompanhar a palestra por meio de um telão instalado na área externa. Somente quem se inscrever pelo site terá direito a receber o certificado de participação. O certificado estará disponível na secretaria em dois dias depois do evento e poderá ser retirado em até 30 dias após sua emissão.

Fuente: Instituto Brasiliense de Direito Público

No comments: