Wednesday, April 24, 2013

El Derecho, un ejercicio de comprensión



Lenio Luiz Streck

Compreender o Direito
Desvelando as obviedades do discurso jurídico
Editora Revista dos Tribunais, São Paulo, 2013, 208 pp.
ISBN: 978-85-203-4719-5

SINOPSE

A obra foi elaborada em contraposição ao pensamento jurídico dogmatizado dominante, isto é, como enfrentamento ao senso comum teórico dos juristas. Assim, trata de diversos temas, que envolvem desde os problemas atinentes à Teoria do Direito, problematizando questões sobre a dogmática brasileira, até uma abordagem dos principais acontecimentos da atualidade que repercutiram diretamente no âmbito jurídico. O livro é uma fragmentação no interior de unidade transdisciplinar, construída a partir daquilo que venho chamando de CHD – Crítica Hermenêutica do Direito.



Lenio Luiz Streck é Doutor e Pós-Doutor em Direito; Professor Titular da UNISINOS- Rio do Sul e Universidad Estácio de Sá-Rio de Janeiro, Procurador de Justiça-Rio do Sul, Membro Catedrático da ABDCONST – Academia Brasileira de Direito Constitucional; Professor Visitante das Universidades de Coimbra, Lisboa e Valeriana (Bogotá); Presidiente de Honra do Instituto de Hermêneutica Jurídica. Professor Emérito da EMERJ.


▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄

Felicitaciones sinceras a mi querido y admirado amigo Prof, Streck. LA suya es una extraordinaria labor formativa y divulgativa que merece seguimiento y emulación. Trabajos como éste son importante semillero de futuros (auténticos) juristas con disposición interpretativa desinhibida y fina capacidad de análisis.
Y ahora me pregunto, ¿existe algo parecido tanto en el designio como en el resultado?. Sinceramente, no.

J.C.G.

No comments: