Monday, January 14, 2013

Poesia e Direito. Novedad bibliográfica

João Baptista Herkenhoff
Encontro do Direito com a Poesia - crônicas e escritos leves
GZ Editora, Rio de Janiero, 2012, 134 pp.
ISBN: 978-85-8222-002-3

Trata-se do quadragésimo quinto livro do autor. Não se destina apenas a estudantes e profissionais do Direito (embora o autor seja jurista), mas a um público bem mais amplo. As pessoas sensíveis, as pessoas que são capazes de enxergar além do horizonte, as pessoas que simplesmente gostam de ler certamente vão encontrar sintonia com a mensagem desta obra. O entrelaçamento do Direito com a Poesia deflui do conjunto dos textos, mas nem em os todos os capítulos ocorre este entrelaçamento. O vocábulo Poesia não é empregado no sentido restrito, como forma de expressão literária que se distingue da Prosa. O significado é outro: Poesia no sentido lato querendo dizer Sensibilidade.
Há uma profusão de livros jurídicos disponíveis nas livrarias. Há também uma profusão de obras literárias que convidam o leitor para uma viagem pelo mundo ficcional. Um livro como este, com a pretensão de unir Direito e Poesia, seguramente não é comum.

Títulos de alguns capítulos
A lei e os dramas humanos; Saudade das cartas; O advogado no universo jurídico; Justiça e justiçamento, semelhança apenas vocabular; Sentença que mudou a rota de uma vida; Não apedrejem a moça nua; Apóstolos, acima de fronteiras confessionais; Vizinhança, relação fraterna; Subtrair flores de jardim alheio – crime ou gesto de poesia?
João Baptista Herkenhoff ejerció la magistratura como Juiz de Direito en el Estado do Espírito Santo. Fue asimismo professor en la Universidade Federal do Espírito Santo, obteniendo allí la categoría de Livre Docência. En la actialidad es professor pesquisador de la Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha (FESVV) (Espírito Santo).


João Baptista Herkenhoff

No comments: