Tuesday, September 25, 2012

Homenaje a António Manuel Hespanha

Homenagem a António Manuel Hespanha


Nos dias 27 e 28 de Setembro de 2012 vai realizar-se, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, na Faculdade de Direito dessa universidade e no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, um congresso internacional intitulado Entre a História e o Direito, em homenagem ao Professor Doutor António Manuel Hespanha. Assinalando a importância da sua obra enquanto professor e investigador nas áreas da história moderna e contemporânea e da teoria do Direito, é objectivo deste congresso promover e divulgar perspectivas transdisciplinares sobre os grandes temas explorados por António M. Hespanha no decurso da sua trajectória científica.

Entre 1968 e 2012, António Manuel Hespanha lecionou nas Faculdades de Direito da Universidade de Coimbra e da Universidade de Lisboa, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e na Universidade Autónoma de Lisboa, nas Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

Foi também professor convidado no Departamento de História da Yale University (EUA, 1999), no Programa Europeu de Mestrados da Facoltà di Scienze Politiche (Messina, vários anos, a partir de 2001), na Faculdade de Direito da Universidad Autónoma de Madrid (2001), no Curso de Doutoramento em Expansão Europeia da Universidad Pablo de Olavide (Sevilha, vários anos, a partir de 2002), na Robbins Collection da Law School da University of California (Berkeley, 2003), entre muitas outras. Desempenhou ainda os prestigiantes cargos de Maître de Conferences na Faculdade de Direito da Université de Sciences Sociales (Toulouse, 1985), de Directeur d’Études Associé na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, 1993, 2002) e de Director académico do Sommerkurs do Max-Planck-Institut für europäische Rechtsgeschchte (Frankfurt/Main, 2001).

António Manuel Hespanha foi ainda Director-geral do Ensino Superior (1974-1975) e comissário-geral da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses (1995-1998).

Entre muitos outros prémios e distinções foi agraciado, em 1999, pelo então Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, com o Grande-Oficialato da Ordem de Santiago (1999), recebendo, em 2010, o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Lucerna.

No comments: