Sunday, August 05, 2012

Vuelve el espacio televisivo "Direito & Literatura", desde las antenas de TV Unisinos (UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DO SINOS, San Leopoldo. Brasil)






O ingênuo, de Voltaire, no Direito & Literatura (05/08)
No Direito & Literatura de amanhã (05/08), que será transmitido na TV Justiça, às 12:30, Lenio Streck (IHJ) conduz o debateentre Rafael Tomaz de Oliveira, doutorando em direito e professor do curso de direito da UNAERP, e Gabriela Jardim, mestre em letras e professora universitária, a respeito da obra O ingênuo, de Voltaire. Trata-se de um conto - considerados por alguns como um pequeno romance - que se apresenta como uma das origens do chamado "romance indianista", estilo que na literatura nacional aparece em Iracema, de José de Alencar. A narrativa tem como personagem principal um hurão canadense que, em contato com a sociedade francesa, se mostra espantado com os costumes, a religião e as ridículas convenções sociais vigentes à época.Através dessa personagem, Voltaire crítica, em passagens irônicas e sarcásticas, tanto o clero quanto a nobreza. Sob outra perspectiva, a obra também pode ser lida como uma crítica às ideias de J.J. Rousseau sobre o homem natural.No que tange ao Direito, o texto se apresenta fulcral para discutir oproblema da afirmação das liberdades - em especial a liberdade religiosa -, as questões referentes à tolerância e das possibilidades da liberdade de expressão, marcas indeléveis de toda a obra do escritor/filósofo francês.É neste domingo (05/08), às 12:30 na TV Justiça! Não perca!


XX-XX-XX
Vuelve el espacio televisivo "Direito & Literatura", emitido ahora desde las antenas de TV Unisinos, si bien algunos programas lo serán todavía desde TV Justiça.
¡Bienvenida a este regreso, y éxitos amigos!
J.C.G.

No comments: