Saturday, May 28, 2011

“O Estrangeiro” de Albert Camus. CURSO DIREITO E PSICANÁLISE



Nos dias 01, 02 e 03 de junho de 2011, a Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória, em parceria com a ESA/OAB-E. Santo, realizará o curso A Lei e a lei: uma leitura da obra “O Estrangeiro” de Albert Camus – “Quando se esta julgando algo o que é mesmo que está sendo julgado?”As aulas serão ministradas pelo Professor Agostinho Ramalho Neto.


Abertas inscrições para o curso Direito e Psicanálise
com o professor Agostinho Ramalho Neto


A Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Espírito Santo (ESA/OAB-ES) realiza, em parceria com a Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória, o curso Direito e Psicanálise - "A Lei e a lei", uma leitura de "O Estrangeiro", de Albert Camus. O curso será ministrado pelo professor e psicalinista Agostinho Ramalho Neto, nos dias 01°,02 e 03 de Junho, da 19h às 22 horas, no auditório da Escola Superior de Magistratura do Espírito Santo.
Tomando como metáfora o romance, o curso se propõe questionar o lógica que sobredetermina a estrutura e o movimento de um julgamento, a partir da hipótese de que quando se está julgando algo é outra coisa que está sendo julgada.
A reflexão terá como base um trabalho interdisciplinar entre a teoria psicanalítica e a filosofia jurídica, tendo em vista a oposição entre a lei (jurídica) e a Lei simbólica (no sentido ético e psicanalítico).
Local: Auditório da Escola Superior de Magistratura. Av. Nossa Senhora dos Navegantes, nº 495, loja 07 - Centro Empresarias Enseada do Suá - Vitória

Agostinho Ramalho Neto é psicanalista, professor universitário nas áreas de Filosofia do Direito e Filosofia Política, membro fundador do Núcleo de Direito e Psicanálise do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná e Chanceler da Faculdade São Luis, em São Luis (MA).

Fuente: http://escolalacaniana.org.br/mostra_atividades.asp?ID=3
http://www.oabes.org.br/detalhe_noticia.asp?id=553524


----XXX----

Vid. también: Agostinho Ramalho Marques Neto, “O Estrangeiro: A Justiça Absurda”, en Jacinto Nelson de Miranda Coutinho (Coord.), DIREITO E PSICANÁLISE. Intersecções a partir de "O Estrangeiro" de Albert Camus, Editora Lumen Juris, Rio de Janeiro, 2006, pp. 1-27 (ISBN: 8573878940), y Luis Carlos Cancellier de Olivo - Ada Bogliolo Piancastelli de Siqueira, “O direito e o absurdo: uma análise de “O estrangeiro”, de Albert Camus”, en Revista Seqüência, 56 (jun. 2008), pp. 259-276. Éste trabajo se encuentra disponible en: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/viewFile/14999/13681
J.C.G.

No comments: