Tuesday, May 03, 2011

Iconografías de la Justicia. Derecho y Arte




Marcílio Toscano Franca Filho
A Cegueira da Justiça:
Ensaio Iconográfico entre Arte e Direito

Sergio Antonio Fabris Editor,
Porto Alegre, 2011, 98 pp.
ISBN 978-85-7525-562-9


"Cuida-se neste livro de um ensaio, um ensaio sobre a cegueira da justiça, um escrito breve e flexível, situado algures entre a meditação poética e o exercício dogmático. A escritura deste ensaio vem sendo tecida há muitos anos, em muitos lugares - Florença, Genebra, Bolonha, Veneza, Paris, Boston, Berna, Haia, Londres...
Longe de significar qualquer falta de unidade ou harmonia entre as distintas partes deste ensaio, essa circunstância explica, sim, a multiplicidade de influências, referências e literaturas costuradas ao longo do texto, uma cosedura feita com a linha das conclusões desprovidas de pressa..."


SUMÁRIO
Obiter Dicta
1. Introdução: Ver, Falar, Calar e Dizer
2. Jus e(s)t Ars: da Simbólica do Direito à Visualidade Jurídica
3. Venda e Olho na Iconografia da Justiça
4. Conclusão: Pensar a Arte e Sentir o Direito
5. Referências Bibliográficas


Marcílio Toscano Franca Filho, Pós-Doutor (Instituto Universitário Europeu, Florença, 2008, Calouste Gulbenkian Post-Doctoral Fellow), Doutor (Universidade de Coimbra, 2006, FCT) e Mestre (UFPB, 1999) em Direito. Professor do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Procurador-Geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. Membro da International Association of Constitutional Law, da International Studies Association e do ramo brasileiro da International Law Association. Foi aluno (Gasthörer) da Universidade Livre de Berlim (Alemanha), estagiário-visitante do Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias (Luxemburgo) e consultor jurídico (Legal Advisor) da Missão da ONU em Timor-Leste (UNOTIL) e do Banco Mundial (PFMCBP/Timor).

No comments: