Tuesday, January 11, 2011

Sobre la esencialidad del decir (Justicia) y la fuerza del lenguaje (Derecho). Nuevo libro del Profesor y amigo Paulo Ferreira da Cunha




Paulo FERREIRA DA CUNHA
Justiça & Direito - Viagem à Tribo dos Juristas
Quid Juris, Lisboa, 2010, 304 pp.
ISBN 9789727245208


O livro permite visitar a complexa tribo dos juristas, em viagens interdisciplinares, usando instrumentos analíticos literários, antropológicos, teológicos, e também filosófico-jurídicos e jurídico-positivos.
O Principezinho, de Saint-Exupéry, ajuda-nos a ver o Direito e a Política. O Caim, de Saramago, ajuda a repensar a interpretação e a liberdade religiosa. Um Sermão de Santo António dá pistas para a Justiça social.
Questões gerais afloram: o Estado Constitucional.
Poderá sobreviver sem uma Educação para a Cidadania e os Direitos Humanos? Qual o papel dos Magistrados e dos Mestres? Para que servem (e como se constroem) as teorias em Direito? Todas estas interrogações ajudarão certamente a forjar a ponte entre as margens do Direito e as da Justiça.



Paolo FERREIRA DA CUNHA es Prof. Catedrático de Direito Constitucional, Metodología y Filosofía do Direito y Director del Instituto Jurídico Interdisciplinar en la Faculdade de Direito de la Universidade de Porto

No comments: