Saturday, November 27, 2010

El Profesor Cancellier de Olivo recibe Comenda do legislativo catarinense. Felicitaciones a un amigo


A Assembleia Legislativa realizou na noite de segunda-feira (22) sessão solene para entrega da Comenda do Legislativo Catarinense. Personalidades e entidades que realizaram ações relevantes e de destaque em Santa Catarina foram homenageadas na solenidade que contou com a presença de parlamentares, membros dos poderes executivo e judiciário e do reitor da UFSC, Alvaro Prata.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi representada pelo chefe de Departamento do Curso de Direito, professor Luis Carlos Cancellier de Olivo, que recebeu a medalha condecorativa por indicação do deputado estadual Genésio Goulart.
O reitor Alvaro Prata manifestou a satisfação da UFSC por ter um de seus colaboradores homenageados pela Assembleia, no ano em que a Universidade comemora 50 anos de fundação. O presidente da Casa, deputado Gelson Merisio (DEM), disse que com essa homenagem o Parlamento reconhece “ações promovidas por personalidades e organizações que ajudam a formar um estado único, capaz de abrigar exemplos de dedicação e abnegação ao próximo, assim como de ousadia e inestimável visão empreendedora”.
Conforme enfatizou o professor Cancellier, “mais do que uma homenagem pessoal, a comenda do Legislativo é o reconhecimento do Poder Legislativo ao ensino de excelência da UFSC, que é reconhecida como a primeira universidade federal entre as instituições brasileiras no ranking das melhores instituições de ensino superior do mundo”.

Fuente: Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina

J.C.G. y Luis Carlos Cancellier de Olivo, junho 2010


Os 35 anos de atividades na política, direito e jornalismo de Luis Carlos Cancellier de Olivo serão lembrados pela Assembleia Legislativa
Por indicação do deputado Genésio Goulart (PMDB), a Assembleia Legislativa outorga no dia 22 de novembro de 2010, às 19h, em sessão solene no plenário Osni Régis, a Comenda do Legislativo Catarinense ao professor Dr. Luis Carlos Cancellier de Olivo, em reconhecimento à sua contribuição e a dos servidores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no ensino jurídico brasileiro e internacional.
Nascido em Tubarão em 13 de maio de 1958, Luis Carlos Cancellier de Olivo é professor de Direito Público e Administrativo no Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da UFSC. Atualmente é chefe de Departamento do Curso de Direito, membro do Conselho Editorial da EdUFSC e representante docente no Conselho Universitário da UFSC. Presidiu a Fundação José Arthur Boiteux no período 2009-2010.
Graduado em Direito (1998), mestre em Direito (2001) e doutor em Direito(2003), todos pela Universidade Federal de Santa Catarina, Luis Carlos Cancellier de Olivo é especialista em Gestão Universitária (UFSC, 2000) e Direito Tributário (CESUSC, 2002). É professor DE Adjunto III da UFSC. Ministra as disciplinas de Direito Administrativo II no curso de graduação e Seminário de Direito e Literatura na pós-graduação em Direito da UFSC. É professor de Direito Administrativo e Instituições de Direito Público da Universidade Aberta do Brasil (UAB), desde 2006.
"Se hoje a UFSC é modelo para o Brasil e para o mundo, sendo reconhecida entre as principais universidades federais brasileiras e muito bem colocada no ranking das melhores instituições de ensino superior do mundo, com muito orgulho também pretendemos homenageá-la pelos seus 50 anos de fundação, na pessoa do seu professor Luis Carlos", ressaltou o deputado Genésio Goulart.
Trajetória: jornalismo, direito e política
Luis Carlos Cancellier de Olivo tem sua trajetória de vida ligada a três ciências: jornalismo, direito e política.
Depois de ter concluído seus estudos secundários na sua cidade natal, freqüentando o CICIT e Colégio Dehon, Luis Carlos, o "Cau" como ficou conhecido, participou do movimento estudantil, tendo sido um dos líderes da resistência democrática ao regime ditatorial. Colaborou em campanhas políticas e durante bom tempo esteve ligado a atividades do senador Nelson Wedekin, sobre o qual escreveu seu primeiro livro em 1987: "A estratégia de Marketing de um senador".
No jornalismo, Cancellier freqüentou a lendária redação do jornal "O Estado" na década de 80, publicando grandes reportagens com foco nas condições de vida dos trabalhadores, como o drama dos mineiros do sul estado afetados pela pneumoconiose e dos pescadores na Lagoa de Imarui. Fazia questão de dividir a co-autoria de seus trabalhos com grandes fotógrafos como Orestes Araujo, Tarcisio Matos, Lourival Bento, Marcos Cesar, Rivaldo Souza, entre outros. Da época em que compartilhava as Olivetti Linea 98 com Moacir Pereira, Adelor Lessa, Tancredo, Prisco Paraiso e Cacau Menezes, surgem grandes amizades, como Valdir Alves, Celso Martins, Carlos Damião, Laudelino José Sardá, Comelli, Miro, Bento Silvério e Moacir Loth.
A mudança para a vida acadêmica deu-se na virada do milênio, quando o ciberespaço e a sociedade da informação teorizada por Pierre Lévy inspiraram Cancellier de Olivo a estudar no âmbito do Direito este fascinante campo do conhecimento. Em 2003 obtém o titulo de Doutor, orientado pelo professor Aires José Rover, publicando o livro "A reglobalização do Estado e da Sociedade em rede na era do acesso". O currículo do sistema Lattes de Luis Carlos informa uma produção bibliográfica e técnica composta de 18 livros publicados, organizados ou editados e 11 capítulos de livros publicados.

No comments: